O simbólico de Bolsonaro e a ameaça fascista

2 de outubro de 2018 § Deixe um comentário

O que Bolsonaro representa? Por que tanta rejeição? Com que tipo de ideias políticas ele dialoga?

Em 2000, o adestrador de cães Edson foi assassinado na Praça da República em SP por neonazistas pelo simples fato de ser homossexual.

Em 2003, dois jovens foram forçados a pular do trem por neonazistas pq estavam usando camisetas de bandas punk. Um morreu o outro perdeu o braço.

Em 2011, neonazistas são presos agredindo negros na região da Avenida Paulista.  Essa região também seria palco de um ato de neonazistas que já demonstravam apoio a Bolsonaro. Fizeram um ato público no MASP muito antes dele se dizer candidato à presidente. Depois do ato, alguns dos “cidadãos de bem” neonazistas foram encaminhados para a delegacia pq respodem a vários crimes como agressão e tentativa de homicídio.

Depois disso, vários ataques continuaram acontecendo. A ligação do político com grupos de extrema-direita chegou a ser objeto de investigação da polícia federal. Bolsonaro chegou a enviar e receber cartas de integrantes de grupos neonazistas de Minas Gerais.

Em 2019, eu não quero ver neonazistas distribuindo ódio, morte e violência pelas ruas só porque agora se sentem apoiados pelo poder máximo de nossa doente democracia, o poder executivo federal. Ou seja, caso ele seja presidente, a mensagem de apoio a esses grupos pode não estar explícita, mas está clara. Demorou muito para fazer com que eles não se sentissem à vontade nas ruas para um “voto (in)útil” estrague tudo isso. Diga não ao fascismo.

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento O simbólico de Bolsonaro e a ameaça fascista no Brechó do Carioca.

Meta